Tabagismo
Pneumologista em São Paulo
O que é tabagismo?
O Tabagismo é a inalação de qualquer dispositivo como cigarro industrializado, cigarro de palha, tabaco, cigarro eletrônico.
Principais malefícios do tabagismo
O cigarro compromete o sistema cardiovascular causando hipertensão arterial, infarto, derrame, alteração na circulação arterial periférica, sistema respiratório sendo responsável pela DPOC, enfisema pulmonar. Além disso, tem relação direta com o desenvolvimento de diversos cânceres como câncer de boca, garganta, pulmão, mama e bexiga. Também está associado ao envelhecimento precoce e osteoporose.
Como é o tratamento para cessar o Tabagismo?
Parar de fumar pode ser difícil mas não é impossível. A primeira etapa para o sucesso da interrupção da prática é a motivação para parar, seguido disso a ajuda psicológica tem importante papel pois muitos casos de dependência do cigarro estão associados a ansiedade. A ajuda médica é o terceiro pilar importante para cessar tabagismo. Orientações para o controle das ações automáticas que levam à prática e estratégias para redução e interrupção do vício também são importantes para o controle da abstinência. Nesse processo, terapias de reposição de nicotina e medicações que diminuam a ansiedade no período de redução do vício são indicadas.
Os benefícios de parar de fumar
Sempre vale a pena parar de fumar e em qualquer momento da vida e independente do tempo e quantidade de tempo com o cigarro há benefícios em parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:
- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
FONTE: INCA 2023
Pneumologista e Doutora em Pneumologia
Sobre a Dra. Danielle Bedin
Médica Pneumologista em São Paulo
Médica pela Faculdade de Medicina do ABC e Doutora em Pneumologia pela Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP, acredito que cuidar do paciente vai muito além de tratar a doença, é promover a saúde de uma maneira mais ampla.
Meu grande propósito é aliviar os sintomas dos pacientes assim como, junto dele, adotar estratégias para prevenir doenças e promover seu bem-estar.